O Inter vice-campeão gaúcho não pode perder a confiança pelo que já fez na Libertadores. A classificação antecipada é mérito de Odair e seus comandados. Foram pontuais e competentes justo na competição mais importante da América. Seria um grande erro partir do princípio da plantação queimada e começar do zero o trabalho que tem uma direção.
A capacidade defensiva está intocada. Moledo e Cuesta oscilaram contra River Plate e Palestino, mas foram impecáveis nos dois clássicos do Gauchão. Iago melhorou de rendimento, Zeca ainda mais pelo outro lado. Rodrigo Dourado voltou do entorse no joelho como se nunca tivesse se machucado. Edenilson nunca jogou tanta bola na vida. Patrick tem bons momentos durante as partidas, mas cai de produção lá pela metade do segundo tempo. Nico López segue em altíssimo nível, recém eleito o craque do Gauchão. Guerrero começou fulminante, depois se deparou com a melhor zaga da América do Sul e passou em branco. Não foi culpa dele, e aí estou chegando no grande desafio de Odair Hellmann para o que ainda vem por aí. O centroavante foi desassistido nos dois Gre-Nais.
O Inter jogou pouco com a bola, precisa de mais repertório quando é protagonista no jogo. Que jogue reagindo ao adversário, está decidido, Odair gosta do modelo a partir do material humano que tem. Porém, não bastará só reagir e se defender das oitavas em diante da Libertadores. Não bastará jogar bom futebol por um terço do jogo, como contra River e Palestino. A dificuldade vai crescer. Ficando no pote dos líderes de grupo, o Inter jogará a segunda em casa. Porém, haverá grandes adversários no pote dos segundos colocados, a começar pelo atual campeão River Plate.
Não creio que esteja contando uma novidade para o bom treinador do Inter. Ele deve ser o primeiro a saber que sua equipe está desequilibrada. Mais defende do que ataca ou, para ser exato, se defende muito melhor do que ataca. Se vencer no Peru, já vai assegurar a liderança do grupo com uma rodada de antecedência. Guerrero estará em casa, o que muito mais vai animá-lo do que constrangê-lo. A chance de voltar de Lima na situação ideal é enorme.