O Ministério dos Transportes assinou nesta quarta-feira (27) o contrato para elaboração do projeto-executivo da ponte sobre o Rio Jacuí, entre Triunfo e São Jerônimo. Contratado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o consórcio Magna/Enecon realizará o trabalho em 12 meses ao custo de R$ 2,3 milhões.
Prefeitos, vereadores e outras autoridades da região participaram de uma cerimônia em Brasília ao lado dos ministros Renan Filho (Transportes) e Paulo Pimenta (Comunicação Social).
— Esta obra tem uma importância estratégica para a logística do Rio Grande do Sul. A assinatura do projeto-executivo é o primeiro passo para que possamos transformar este sonho em realidade. Além de retirar a balsa, poderemos retomar o projeto de pavimentação da BR-470 ligando a Serra à Região Sul. Nós vamos abrir uma nova rota em direção ao Porto de Rio Grande sem precisar passar pela Região Metropolitana — enfatizou Pimenta.
Um estudo de viabilidade já definiu o traçado. A ponte ficará mais ao leste em relação ao local onde hoje passa a balsa. Além da construção da estrutura sobre o rio, será preciso unir com asfalto a BR-470, etapa que também está prevista no projeto.