O Ministério das Relações Exteriores recebeu autorização para que os aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) cheguem até Israel na operação de repatriação de brasileiros. Até a tarde desta segunda-feira (9), a Embaixada do Brasil em Tel Aviv já havia colhido os dados de cerca de 1,7 mil brasileiros que desejam retornar ao país. A maioria informou ter viajado a turismo, com hospedagem em Tel Aviv e Jerusalém.
Segundo o governo, os candidatos à repatriação serão acomodados em listas de prioridade. Em um primeiro momento, deverão ser embarcados os residentes no Brasil que não possuam passagem aérea. Uma aeronave da FAB deve decolar ainda nesta segunda-feira de Roma para o primeiro resgate e outra partirá de Brasília às 16h. Ao todo, devem ser utilizadas ao menos seis aeronaves na operação denominada "Voltando em Paz".
No trabalho de monitoramento dos turistas e das comunidades brasileiras em Israel e na Palestina, o Itamaraty mantém o registro de três brasileiros desaparecidos na região até o momento e desaconselha quaisquer deslocamentos não essenciais para a região. Também pede aos viajantes que priorizem voos comerciais, se já possuírem passagens compradas.
"Face à incerteza quanto ao momento em que poderão ocorrer os voos de repatriação, o Ministério das Relações Exteriores reitera recomendação de que todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou que tenham condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais do aeroporto Ben-Gurion, que continua a operar", orientou o Itamaraty.
O Escritório de Representação em Ramala está implementando plano de evacuação de brasileiros na Faixa de Gaza, em coordenação com a Embaixada do Brasil no Cairo. A medida é necessária, segundo o Itamaraty, em função da "deterioração das condições securitárias na área".
Os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510), com WhatsApp, permanecem em funcionamento para atender nacionais em situação de emergência. O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.