Marta Sfredo

Marta Sfredo

A coluna online é um pouco diferente da GPS da Economia, de Zero Hora, que também assino. Aqui, cabe tudo. No jornal impresso, o foco é em análise dos temas que determinam a economia (juro, inflação, câmbio, PIB), universo empresarial e investimentos.

Câmbio nervoso
Notícia

Com ameaças, mas sem anúncios de Trump sobre tarifas, dólar estaciona

Presidente dos EUA que pode taxar em até 25% produtos de Canadá e México e até 100% importações da China, mas não adotou medidas

Marta Sfredo

Enviar email

A elevação de tarifas sobre produtos importados, prometidos em campanha por Donald Trump, tem grande potencial de abalo no câmbio. Como até esta terça-feira (21) o tema está restrito ao campo da ameaça, o dólar fechou em estabilidade, com variação para baixo de 0,18%, para R$ 6,03.

O novo presidente americano disse que pode impor tarifas de 25% sobre produtos de Canadá e México a partir de 1º de fevereiro e de até 100% sobre importações da China. No entanto, ainda não houve anúncio, o que deixa o o mercado na defensiva por falta de sinalização.

A elevação de tarifas a produtos que chegam aos Estados Unidos tem potencial de gerar aumento de inflação. Com preços em alta, o Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) terá de ser mais cauteloso na redução do juro, o que atrai mais investidores ao país.

*Colaborou João Pedro Cecchini

Leia mais na coluna de Marta Sfredo

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Gaúcha Hoje

05:00 - 08:00