É só o segundo ano consecutivo do RS Day em São Paulo, mas este é "o" ano para uma data como essa. Depois do dilúvio de maio, essa busca por investimentos ganha novo significado. A programação faz parte do RS Avança, projeto da Amcham RS criado para impulsionar o desenvolvimento sustentável da economia gaúcha.
O evento da Câmara Americana de Comércio no Rio Grande do Sul (Amcham RS) levará um grupo de executivos e representantes do governo gaúcho a essa apresentação das possibilidades de negócio e investimento no Estado.
Quando se fala com um "não gaúcho", é comum ouvir menções positivas à reação dos moradores no Estado diante do dilúvio. Essa percepção ganhou novo significado depois dos incidentes na região de Valência, na Espanha. Lá, houve o mesmo aproveitamento político de desastre ambiental - com o conhecido slogan da alt-right "só o povo ajuda o povo", mas com deploráveis agressões físicas ao presidente de governo, Pedro Sanchez, e à rainha Letizia, atingida por lama no rosto.
— É uma oportunidade para mostrar os potenciais do mercado gaúcho ao Brasil — afirma o diretor-executivo da Amcham, Marcelo Rodrigues.
Segundo Rodrigues, há destaque para segmentos como agronegócio, tecnologia, indústria e serviços, mas a intenção é evidenciar com a economia gaúcha é diversificada.
— Estamos prontos para atrair novos investimentos, além de impulsionar a criação de empregos e o aumento da renda.
Entre os painelistas do RS Day em São Paulo, estão confirmados Simone Stulp, secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia; Marcelo Ciasca, CEO da Stefanini Brasil; Mohamed Parrini, CEO do Hospital Moinhos de Vento; Adriano Barros, diretor de relações rúblicas e governamentais da GM; Cleber Braz, vice-presidente sênior de negócios e experiência do Cliente da Scala; e Leandro Marin, vice-presidente de Operações da Aegea.
Neste ano, o RS Avança realizará, ainda, a primeira edição do RS Day em Campo Grande (MS). Será no dia 13, no centro de eventos da Amcham Campo Grande, com foco em energias renováveis, agronegócio e logística.
*Colaborou João Pedro Cecchini