Saem de Caxias do Sul os primeiros resultados de teste em campo de um "pesadão" elétrico da Volvo L120 Electric, que deve estar à venda apenas em 2025. Os ensaios têm parceria da Pedreira Caxiense Fagundes, com ajuda do distribuidor Linck Máquinas.
A etapa é realizada para comprovar na vida real o desempenho da carregadeira projetado em laboratório para produção de agregados para construção civil — como areia e rocha britada. Também serve para identificar potenciais diferenças e recomendações de uso.
O modelo L120 Electric é alimentado por um conjunto de baterias de 282 kWh de capacidade, o que proporciona autonomia de até seis horas, dependendo da aplicação. A recarga tem duração de cerca de uma hora.
Conforme o líder de vendas de mobilidade elétrica e equipamentos compactos da Volvo CE na América Latina, Rafael Nieweglowski, os principais ganhos verificados na fase de teste são a eliminação da emissão de gases do efeito estufa e a redução de custos.
— A estimativa é de que sejam gastos apenas entre 10% e 15% do que seria o custo equivalente de óleo diesel.
As vantagem ainda incluem, acrescenta Nieweglowski, o funcionamento mais silencioso e com menor vibração.
*Colaborou João Pedro Cecchini