Entre maio e setembro, é mais frequente a ocorrência de eventos climáticos extremos, que se tornaram mais frequentes com a mudança climática, como fortes chuvas e ciclones. Nessa época do ano, a companhia brasileira Azul reorganiza sua malha aérea para fugir das intempéries e evitar cancelamentos de viagens.
A empresa é considerada uma das pioneiras no replanejamento operacional, adotado desde 2015. A iniciativa diminuiu em 19% os cancelamentos de voos em 2023. Em Caxias do Sul, por exemplo, o número de viagens adiadas foi de 14 para 10. Em Chapecó, de 20 para 11.
O projeto é liderado pela gerente de planejamento de malha, Beatriz Barbi. Ela explica que a construção da malha especial exige análises de dados meteorológicos, projeções e pesquisas sobre o funcionamento dos aeroportos. Essas informações são usadas para tomar decisões estratégicas, como ajuste de equipamentos, horários e eventuais cancelamentos.
— A malha de inverno tem como objetivo tornar a experiência do cliente melhor e evitar transtornos causados pelo tempo e fechamento de aeroportos. É um trabalho iniciado quase seis meses antes de ser colocado em prática — afirma.
A Azul está em processo de desenvolvimento de outras ferramentas para aprimorar o sistema operacional, que serão aplicadas em outras épocas do ano e para análises específicas de regiões.
*Colaborou João Pedro Cecchini