Foi renovada até 2025 a parceria entre a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) que desde 2000 mantém o Brazilian Footwear, programa de apoio aos embarques internacionais de calçados.
Para os próximos dois anos, o programa prevê investimentos de aproximadamente R$ 36 milhões em ações voltadas à internacionalização e promoção da indústria calçadista. Metade vem da ApexBrasil, e o restante é aportado pelas empresas participantes da iniciativa.
Em 2023, as ações do programa geraram vendas de US$ 147,5 milhões (R$ 872,3 milhões), calcula o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira. O executivo acrescenta que cerca de 80% do total gerado pelas exportações brasileiras de calçados vem de empresas apoiadas pelo Brazilian Footwear.
— No ano passado, o programa investiu R$ 20,3 milhões em ações, com retorno de R$ 43 para cada R$ 1 investido. Desde 2000, o programa não apoiou apenas o aumento de volume embarcado, mas a diversificação de mercados e produtos exportados, passando de 99 para mais de 170 países que receberam nossos calçados em 2023 — afirma Ferreira.
Para o próximo biênio, o Brazilian Footwear promoverá ações de impacto nos mercados-alvos do programa. Foram elencados como prioritários Estados Unidos, Colômbia, Chile, Emirados Árabes Unidos, Alemanha e Angola. Já os mercados-alvo secundários, que serão trabalhados para entendimento e prospecção para ações futuras durante o biênio, serão Arábia Saudita e Austrália.
— Há poucos anos éramos a terceira maior produtora de calçados no mundo, e hoje somos a quinta, mas a maior fora da Ásia. Reunimos, aqui, todas as condições de voltar aos patamares de anos passados. O sapato desenvolvido pela nossa indústria não perde em qualidade para nenhum no mundo — destaca o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
* Colaborou Mathias Boni