O jornalista Rafael Vigna colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço
Encerram-se nesta quinta-feira (29), às 22 horas, as transferências DOC (Documento de Ordem de Crédito) e TEC (Transferência Especial de Crédito). Trata-se de uma medida válida tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas. As últimas transações poderão ser agendadas até o dia 29 de fevereiro. Mas atenção: a TED (Transferência Eletrônica Disponível) segue operando normalmente.
Uma das motivações para o encerramento das duas modalidades é o avassalador uso do Pix, que recentemente bateu o recorde de transações diárias no país e, num piscar de olhos, se encaminha para ocupar o topo da lista de meios de pagamento prediletos dos brasileiros.
A informação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) é de que as operações via DOC têm sido cada vez menos utilizadas no Brasil. De acordo com dados da entidade, no primeiro semestre de 2023, os DOCs somaram 18,3 milhões de operações, apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações feitas no ano.
Para se ter uma ideia, a modalidade ficou atrás de cheque (125 milhões), TED (448 milhões), boleto (2,09 bilhões), cartão de débito (8,4 bilhões), cartão de crédito (8,4 bilhões) e Pix (com 17,6 bilhões, ou seja, nada menos de 47,5%).
* Colaborou Mathias Boni