Depois que a Petrobras e seus sócios na Riograndense - Braskem e Ultrapar -, anunciaram a conversão da unidade de Rio Grande em uma biorrefinaria, outra unidade vai trilhar o mesmo caminho, com participação da estatal e da dona da maior refinaria privada do Brasil.
A estatal anunciou nesta segunda-feira (4) que fez acordo com o MIC Capital Partners, fundo de investimento do Grupo Mubadala Capital, ligado ao fundo soberano de Abu Dhabi e dono da refinaria Acelem, em Mataripe (BA), privatizada em 2021.
Conforme o comunicado da Petrobras, as duas empresas vão "desenvolver estudos abrangendo futuros negócios no segmento de downstream (atividade de beneficiamento do petróleo), com destaque para a avaliação da participação da Petrobras em projeto de biorrefino.
É uma significativa inflexão, uma vez que havia rumores de que a Petrobras estaria disposta a retomar o controle da refinaria, que se chamava Landulpho Alves sob controle estatal. Há poucos dias, a Acelem assinou, em Abu Dhabi, um memorando de entendimentos com o governo da Bahia para desenvolver combustíveis renováveis.
Leia a íntegra da nota
Petrobras celebra acordo em biocombustíveis
Rio de Janeiro, 4 de setembro de 2023 – A Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras informa que assinou com a MIC Capital Partners (Brazil Strategic Opportunities) Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia Investimento no Exterior do Grupo Mubadala Capital, memorando de entendimentos para desenvolver estudos abrangendo futuros negócios no segmento de downstream, com destaque para a avaliação da participação da Petrobras em projeto de biorrefino.
O Grupo Mubadala Capital está em processo de desenvolvimento de projeto de uma biorrefinaria integrada na Bahia, com foco na produção de diesel renovável e querosene de aviação sustentável. Este projeto reforça o papel do Brasil como fornecedor estratégico de combustíveis renováveis, capitalizando os recursos naturais abundantes presentes no país.
O memorando de entendimento está alinhado aos elementos estratégicos do Plano Estratégico 2024-28, que visam preparar a Petrobras para um futuro mais sustentável, contribuindo para o sucesso da transição energética. A iniciativa de diversificação rentável do portfólio da Petrobras contribuirá para o plano de redução das emissões operacionais de gases de efeito estufa. A Petrobras reitera seu objetivo de atingir metas de curto prazo e sua ambição de neutralizar as emissões nas atividades sob seu controle até 2050.
Sobre o Mubadala Capital
Mubadala Capital é a subsidiária integral de gestão de ativos da Mubadala Investment Company, um dos principais investidores globais com sede em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A Mubadala Capital administra cerca de US$ 20 bilhões em investimentos próprios e em capital de terceiros, com escritórios em Nova York, São Francisco, Londres, Rio de Janeiro e Abu Dhabi.