Pela primeira vez, um empreendimento multiuso recebeu o selo de sustentabilidade Aqua-HQE, certificação internacional da construção de qualidade ambiental. Foi a torre do Pontal, edifício à beira do Guaíba que abriga um hotel, 230 consultórios, clínicas e salas comerciais, além de um centro de eventos.
A chancela desenvolvida a partir da certificação francesa Démarche HQE é aplicada no Brasil apenas pela Fundação Vanzolini, e cobra práticas eficientes e com cuidado ambiental que vão do desenvolvimento do projeto à execução.
Para receber o selo, a obra precisa cumprir exigências de controle de compra de materiais, redução no consumo de água, energia elétrica e geração de resíduos, além de comprovar boas práticas de sustentabilidade no canteiro de obras e seu entorno, que incluem como conforto acústico, olfativo e visual.
Conforme Bruno Casagrande, gerente de marketing e vendas da Fundação Vanzolini, o complexo é o primeiro empreendimento multiuso certificado em Porto Alegre:
— A certificação representa, para as empresas e projetos, um avanço em tecnologia, normalização e regulamentação e, para a sociedade, a garantia de que o imóvel ou edifício em restauração atenda aos mais elevados requisitos de desempenho ambiental do mundo. São exigências técnicas que impulsionam o aperfeiçoamento e a qualidade dos produtos imobiliários.
* Colaborou Mathias Boni