Como parte de seu plano de expansão, a aceleradora europeia Fábrica de Startups Portugal abrirá no Rio Grande do Sul sua primeira unidade no Brasil. Na próxima quinta-feira (3o), durante o South Summit, a empresa vai lançar oficialmente a Fábrica de Startups Brasil, que terá sede em Gramado, na Serra.
Durante o evento, a aceleradora vai apresentar o seu primeiro projeto: o Turismo Explorers, voltado à aceleração de empreendedores e startups com foco em viagens e hospedagem.
Segundo a empresa, que atua no mercado há 10 anos, a escolha do Estado é estratégica, pois permite atuação não só no Brasil, mas também em países vizinhos como Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.
— Nosso propósito é alavancar sonhos de empreendedores que queiram mudar o mundo, encontrando soluções para problemas reais, frequentes e massivos, gerando benefícios para as pessoas e resultados financeiros para os seus negócios — afirma o sócio da aceleradora europeia Egon Barbosa, gaúcho radicado em Lisboa e também um dos sócios da Fábrica de Startups Brasil.
Além de Barbosa, completam o quadro societário da unidade brasileira a empresária Manoela Moschem, fundadora da Holy Investimentos e CEO da Vila da Mônica Gramado, e Marcia Ferla, head de estratégia e conexões da Holy.
* Colaborou Camila Silva