No final de 2025, deve ser inaugurado o hotel que pretende ser o mais luxuoso de Porto Alegre, o V3rso taylored by Emiliano. Será a segunda unidade no Brasil da nova rede que pretende revolucionar a indústria hoteleira global e alcançar cem operações em 10 anos.
O hotel vai ocupar cinco andares da torre multiuso do empreendimento. Os serviços oferecidos aos hóspedes também poderão ser utilizados por moradores fixos e usuários das salas comerciais. O empreendimento tem valor geral de vendas estimado em R$ 700 milhões.
— O conceito é de 2011, quando houve uma grande expansão das viagens e nossa folha de pagamento dobrou de valor. Esboçamos um plano, mas as tecnologias não estavam prontas. Em 2019, com Uber, iFood e outras facilidades já disponíveis, era hora. Nossos parceiros de Porto Alegre foram os primeiros a acreditar nessa nova ideia que vai mudar o mercado — diz Gustavo Filgueiras, CEO do Emiliano.
O Emiliano tem diária média de R$ 3 mil, mas segundo Filgueiras, a operação V3rso permite redução de custos de 70%, com consequente diminuição de tarifa de ao menos 60%. Uma das maiores mudanças, detalhou à coluna, é o quarto que "aprende" a se adaptar às preferências do cliente. A marca está investindo entre R$ 10 milhões e R$ 12 milhões no desenvolvimento de uma plataforma que, com inteligência artificial, vai gerir luz, ar-condicionado, horários e outros aspectos da estada:
— O sistema machine learning vai aprendendo e aplicando as preferências e os hábitos do cliente, como o quarto deve funcionar, não só ao longo da estada, mas pela manhã, à tarde e à noite. Todo o comportamento é monitorado para tornar as escolhas automáticas, mas como não somos iguais todos os dias, cada um poderá escolher — diz o CEO do Emiliano.
Intrigada com tanto investimento em uma ferramenta aplicada, a coluna quis saber se poderá ser negociada, e Filgueiras admite a hipótese, no futuro. A plataforma vai permitir check in e check out digital, assim como o acesso ao quarto, e poderá ser usada para pedir comida e transporte. Outra diferença é que a operação será pré-paga, com política flexível para alteração de datas e unidades.
— A hotelaria é a mesma há 200 anos, do hotel de luxo à categoria econômica, estamos quebrando essa espinha dorsal. Avaliamos que a geração nascida entre 1980 e 1990 tem uma mudança de comportamento. Também surgiu, na pandemia, um novo conceito de viagem, o bleisure (mistura de negócios com lazer, em inglês), que faz as pessoas permanecerem mais tempo em determinados destinos — diz o empresário.
Em Porto Alegre, a mesma ferramenta que servirá ao V3rso poderá ser usada pelos moradores das unidades residenciais, com diferentes "pacotes". Segundo Marcelo Guedes, vice-presidente de operações da Melnick, detalha que além dos 65 quartos do hotel, o Nilo Square terá 120 unidades residenciais tradicionais e 209 multistay (para alugar por temporada ou em longa duração) e 66 salas comerciais. Todos poderão contratar alguma modalidade de serviço do V3rso, que pode ser apenas decoração ou níveis diferentes de serviço.
— Não se pode exagerar no tamanho da oferta de hotel de luxo butique em Porto Alegre, por isso o projeto foi muito cuidado para garantir retorno para quem investe. Em 10 dias, já foi vendida metade das unidades. E vai ser difícil repetir essa combinação de localização, imponência e serviços em Porto Alegre — diz Guedes.
Curiosidade: o V3rso usa o número 3 no lugar do "e", explicou Gustavo Filgueiras, porque expressa uma trilogia: hospedar, morar, trabalhar.