Com o retorno de muitas empresas e, consequentemente, dos colaboradores, ao trabalho presencial, um setor da economia também voltou a registrar aumento na demanda: os aluguéis de espaços comerciais.
A imobiliária Auxiliadora Predial, que loca, vende e administra imóveis comerciais, viu duplicar a procura por aluguéis corporativos nos três primeiros meses de 2022 em comparação ao mesmo período em 2021.
Segundo a imobiliária, ainda que muitos empreendedores não tenham conseguido manter seus negócios após o início da pandemia — em 2020, quase um quarto dos escritórios da Capital chegou a ficar desocupado —, uma nova onda de investimentos e empreendimentos está surgindo em busca de um novo escritório. E daí vem a necessidade de novos pontos de vendas ou centros logísticos, aproveitando valores abaixo do que eram tradicionalmente aplicados no mercado.
— Já fechamos mais de 60 contratos no primeiro trimestre deste ano. Para o mercado corporativo, é um número muito expressivo, já que, historicamente, os primeiros meses costumam ser desafiadores. Se considerarmos o valor geral de locação (VGL), o aumento foi de 160%. Além disso, em janeiro batemos o recorde de locações, demonstrando a aceleração dos negócios no setor já no início do ano — relata Ricardo Leite, gerente da Agência Corporate da Auxiliadora Predial.
* Colaborou Mathias Boni