Startup gaúcha especializada na criação de ferramentas tecnológicas para gestão de frotas, a Creare Sistemas se tornou a primeira empresa no Brasil a receber autorização da gigante global Samsung para o desenvolvimento de aplicações utilizando a sua tecnologia wearable.
A inovadora "tecnologia de vestir" permite ações preditivas de acidentes provocados por sonolência e distração ao volante, por exemplo, por meio de dados obtidos do usuário por dispositivos, como relógios, pulseiras ou óculos de realidade virtual.
Com sede em Canoas, a Creare vai desenvolver a tecnologia da Samsung em parceria com a Universidade Federal de Rio Grande. O objetivo será monitorar a saúde e os índices de atenção de motoristas e operadores de máquinas pesadas, com o intuito de evitar incidentes mais graves. A empresa já faz esse tipo de monitoramento por meio de inteligência artificial em câmeras embarcadas, e a ideia agora é replicar a mesma tecnologia nos dispositivos.
— Os colaboradores usarão o dispositivo durante toda a jornada de trabalho para coletar os dados de saúde fornecidos pelo aplicativo, tais como identificação de sinais de fadiga, sonolência, frequência cardíaca, queda brusca, oxímetro, localização, entre outros. Para a captura dos dados acontecer, basta uma conexão do dispositivo com a internet, podendo ser por wifi ou 3G — afirma André Ribeiro, CEO da empresa.
Com 10 anos de atuação completados em maio, a startup gaúcha vem crescendo em média 35% ao ano nos últimos cinco. Também fornece soluções para o agronegócio, principalmente a partir do desenvolvimento da ferramenta AgroLog, que busca melhoras de todo o processo logístico e controle da operação dos empreendedores do campo.
* Colaborou Mathias Boni