A coluna registrou o anúncio de lançamento da Clara, assistente virtual da CEEE Equatorial, no South Summit, com a informação da empresa de que seria a primeira iniciativa em atendimento por meio de personificação digital no setor elétrico brasileiro.
Nesta terça-feira (3), recebeu o aviso da Certaja Energia de que já existe uma Clara desde junho de 2021.
Conforme Ederson Madruga, vice-presidente da cooperativa de distribuição de energia elétrica que atende cerca de 26 mil clientes nos vales do Taquari, Rio Pardo e Região Carbonífera, a Certaja foi a primeira do segmento a a implantar esse tipo de atendimento. Depois, relatou, vieram Creluz, Certel e "muitas outras".
— Nosso atendimento via bot (automatizado) no Whatsapp começou em maio de 2020 e, em junho de 2021, fizemos uma campanha em que definimos a persona Clara. Faz emissão de segunda via, consultas de débito, pagamentos e comunicação de falta de energia. Nosso atendimento virtual vem crescendo. Em 2021 foram 33.675 atendimentos via Clara, e 41.128 via call center.
A coluna, que já havia perguntado à direção da Claro (de telefonia) se a empresa não teria uma assistente virtual chamada Clara (seria óbvio), agora ficou surpresa com a disputa sobre o pioneirismo e o "batismo" da assistente virtual com esse nome entre empresas do setor elétrico.