Demorou um pouquinho para chegar com força ao Estado, mas agora o movimento de concentração de gestoras de investimentos e de fortunas envolvendo empresas locais se acentuou.
Desta vez, em vez de nomes ligados a gigantes do segmento, o negócio envolve duas empresas de perfil jovem, fora do eixo Rio-SP e sem vínculo com instituições financeiras como bancos e corretoras.
A gestora de recursos Clube do Valor, de Porto Alegre, e a aceleradora de educadores financeiros Empreender Dinheiro, de Pernambuco, decidiram se fundir e criar o grupo Equity. Conforme as empresas, o objetivo não é só ampliar a carteira, hoje com 40 mil clientes, mas expandir as soluções ofertadas. As duas seguirão operando de forma independente, mas a partir de estratégia conjunta.
A perspectiva de faturamento para este ano é de cerca de R$ 50 milhões, segundo os sócios que compõem o conselho de gestão do novo grupo, Arthur Lemos (não confundir com o homônimo secretário da Casa Civil), Bruno Strack e Ramiro Gomes Ferreira. O Lemos pernambucano ressalta que a união é "rara", por formar uma estrutura até agora inédita no mercado financeiro nacional.
O Clube do Valor nasceu em 2016, como gestora de investimentos disposta a superar o que aponta como "conflito de interesses que predomina no mercado financeiro, fruto do pouco ou nenhum conhecimento do público brasileiro sobre o assunto". Faz treinamento, consultoria, gestão de fundos e de fortunas, com mais de R$ 500 milhões sob sua administração.
A Empreender Dinheiro surgiu no mesmo ano, como primeira edtech - startup focada em educação. Certifica profissionais para atuar nesse segmento e hoje tem 23 franqueados, além de participação em uma fintech especializada em crédito pessoal acessível.
Com a criação do Equity, buscam maior alcance de atuação. A equipe parte de cerca de 150 colaboradores, e a meta é atingir 1 milhão de clientes em sete anos.