A maior novidade na lista dos gaúchos que apareceram entre os 500 mais influentes da América Latina da Bloomberg Línea, serviço regional da tradicional plataforma de informação sobre economia, foi o nome de Luiz Osório Dumoncel, CEO da 3tentos. A "novidade" tem 26 anos de história e, neste ano, abriu capital, o que aumentou sua visibilidade. Captou R$ 1,35 bilhão e vai construir, em Mato Grosso, uma unidade de processamento de soja com usina de biodiesel integrada, além de inaugurar ao menos oito postos de venda de sementes e insumos entre Sorriso e Sinop. Tudo ancorado em princípios sociais e ambientais, diz Dumoncel. A coluna aproveitou para tirar uma dúvida: de onde vem o nome da empresa?
– Quando começamos, tentamos vários nomes, nada dava certo. Como tinha raízes na pecuária, o pai sugeriu 'vamos com um sovéu de três tentos torcidos, que aí não arrebenta'. É a corda mais forte na lida campeira.
Os 'tentos' eram o pai, João Osório Dumoncel, e os filhos Luiz Osório e João Marcelo. A história da empresa faz questão de registrar o "olhar visionário" da mãe, Clélia Luiza Kloeckner Dumoncel. Outro tripé está nos negócios: grãos, insumos e indústria. O CEO é formado em Medicina Veterinária pela UFRGS, o CEO tem MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas e, participa do programa Owner/President Management (OPM) da Harvard Business School. Também atuou na Associação de Produtores de Biodiesel (Aprobio-SP).
Respostas capitais
Notícia
"Temos responsabilidade ambiental e social desde o dia 1", diz um dos gaúchos mais influentes da América Latina
Grande novidade na lista, CEO da 3tentos comanda expansão bilionária no Estado e no Mato Grosso
Marta Sfredo
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: