O lançamento de uma sonda espacial que irá captar imagens da Terra vai marcar o início das operações da Soul TV, plataforma gratuita e interativa no Brasil. O projeto tem como investidor-anjo o empresário gaúcho Winston Ling, que mora na China e, de lá investe em startups, inclusive gaúchas.
Em nota à coluna, Ling afirma que "a semente da TV do futuro já foi lançada e começa a germinar". A Soul TV foi idealizada por Ricardo Godoy, baseada no conceito de t-commerce, ou seja, vendas online com experiência de televisão.
Há três anos, vem ganhando forma e, depois de um período de testes, a plataforma está disponível definitivamente no país. Por meio de um aplicativo, clientes de 196 países podem acessar 97 canais abertos, por assinatura e pay-per- view. A plataforma também oferece programação de canais regionais, voltados à audiência local.
Winston Ling mora na China e, de lá, tem se especializado na atividade de apoiar o crescimento de startups e projetos disruptivos como investidor-anjo e por meio da Wintech Ventures, como explicou à coluna. Mas também faz apostas em projetos mais convencionais: no ano passado, tornou-se o novo franqueado do concurso Miss Universo no Brasil.
O envio da sonda, um equipamento não tripulado de exploração remota, que transmitirá imagens do planeta em tempo real, é de responsabilidade da startup PhoenixTV. A empresa gerencia um canal dedicado a conteúdo aeroespacial, ciências e tecnologia que já está disponível na plataforma Soul TV.
* Colaborou Camila Silva