Durante muitos anos, o esquilo da foto, instalado às margens da BR-116, em Novo Hamburgo, era só uma lembrança de um projeto empacado. Na terça-feira, desempacou.
A entrega da licença para início das obras do Boulevard Germânia abre caminho para um investimento de R$ 6 bilhões.
Embora a coluna já tenha registrado a cifra, fez questão de confirmar o valor com Claudio Luiz Zaffari, diretor de expansão da rede de supermercados, já que se trata de algo totalmente fora da curva no mercado gaúcho.
– Com o tempo e parceiros, sim – foi a resposta lacônica, mas assertiva.
Para ter ideia, outro megaempreendimento em bairros planejados, o Golden Lake, do Grupo Multiplan, tem valor total estimado de R$ 2,5 bilhões. Claudio Luiz faz questão de deixar claro que se trata de um projeto de longo prazo, ou seja, será implantado em várias fases. Mas também confirmou à coluna que a primeira fase representa 33% do loteamento, o que já significa cerca de R$ 1,8 bilhão.
A coluna apurou que há pelo menos mais quatro empresas que devem participar do Boulevard Germânia. Embora Claudio Luiz também confirme que o planejamento conceitual do bairro-cidade teve a coordenação do Escritório b720, do arquiteto catalão Fermin Vázquez e da equipe do escritório do arquiteto Jaime Lerner, os parceiros preferem esperar o detalhamento do projeto para definir o tamanho da participação de cada um na "Zaffari City". Entre os conceitos a serem afinados estão as características dos condomínios, se serão abertos ou fechado, por exemplo.
– Um dos destaques será um parque de mais de 230 mil metros quadrados, permitindo qualificação em toda a extensão do empreendimento – acrescentou Claudio Luiz.
A coluna tentou saber mais sobre o cronograma das demais fases e recebeu uma resposta cautelosa do empresário:
– Vamos à primeira. As outras são respostas naturais.