A Organização Mundial da Saúde (OMS) projeta que, até 2025, o Brasil será o sexto país do mundo com maior número de pessoas acima de 60 anos.
De olho neste público, a empresária gaúcha Caroline Lund criou a franquia da Mãe de Deus Corretora de Seguros.
Criada em uma garagem em 2011, foi apenas em dezembro de 2020 que a empresa se transformou em uma franquia que atua no modelo home office. Desenvolveu o projeto que inclui um programa exclusivo para pessoas acima de 60 anos que buscam recolocação no mercado de trabalho. Batizada de Franquia +60, a modalidade de negócio é focada na formação e capacitação do profissional.
O projeto abrange treinamento com duração de quatro meses, que ensina técnicas de venda, marketing, legislação do setor e também como utilizar tecnologias para gerenciamento da empresa.
Segundo Carolina, a "geração prateada" enfrenta barreiras para se recolocar no mercado de trabalho devido à crença "limitante" de algumas empresas que optam por demitir ou não contratar profissionais pela idade:
— O mundo mudou. É necessário que as empresas mostrem responsabilidade social e invistam nessa geração madura, que tem conhecimento, competência e força de vontade.
Segundo Carolina, a empresa projeta retomada no mercado de seguros:
— Em especial para os destinados ao risco cibernético, a partir da aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que entrou em vigor em setembro do ano passado, protegendo as informações das pessoas.
A empresa projeta chegar ao final de 2021 com pelo menos 10 franquias abertas no Brasil. Atualmente, tem duas operações no Estado. A corretora opera com contratação de seguros tradicionais, como automóvel, vida, residencial, condomínio e seguro agrícola.
*Colaborou Camila Silva