Uma agência de empregos solidária é o mais novo projeto social da QI Faculdade e Escola Técnica. A Corrente do Bem será aberta no dia 15 de outubro para conectar profissionais a vagas disponíveis em empresas do 4° Distrito de Porto Alegre, e nos arredores. Vai funcionar na unidade da rede da Avenida Farrapos, 3.852.
Agora, só as empresas podem cadastras as vagas pelo e-mail correntedobem@qi.edu.br. Os candidatos deverão se inscrever de forma presencial após a abertura do espaço. Todo o processo é feito de forma gratuita para ambas as partes.
Uma vez inscritos, os candidatos serão acompanhados por uma psicóloga especialista em recrutamento e seleção. Os trabalhadores terão também acesso a palestras de qualificação gratuitas, oferta de bolsas de estudo, além de possibilidade de fazer matrícula social nos cursos profissionalizantes, técnicos, de inglês, graduação e pós-graduação oferecidos pela rede.
Como o projeto também pretende estimular o voluntariado, a cada vaga preenchida, empresa e candidato aprovado serão convidados comprar produtos para abastecer uma espécie de prateleira social. Para isso, deverão fazer o pagamento com a "Moeda Corrente do Bem" que pode ser recebida depois de participar de ações sociais, como doação de alimentos não perecíveis, de materiais de higiene e até de sangue.
Segundo a QI, o 4° Distrito foi escolhido porque, apesar do desenvolvimento econômico da região, os desafios ainda são grandes. Um dos principais é gerar mão de obra qualificada para atender à atual demanda e também para atrair novos investidores e empresas para esses bairros, alguns dos quais abrigam famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica.
— A preocupação com a comunidade está em nosso DNA. Onde a QI se estabelece, todo o entorno se desenvolve, e queremos fazer isso de forma mais ativa em uma região da capital gaúcha que precisa se revitalizar — afirma Regina Teixeira, diretora da mantenedora QI.
*Colaborou Camila Silva