A empresa alemã Stihl anunciou um projeto piloto de venda online exclusivo para clientes do Rio Grande do Sul. Batizada de Stihl Online Partnet (SOP), a plataforma, que já é usada em outros países, possibilita que os consumidores reservem os produtos no e-commerce da empresa e retirem em um dos 26 pontos de revenda da marca no Estado. Os locais foram escolhidos pela proximidade com a fábrica da marca, localizada em São Leopoldo, região metropolitana de Porto Alegre.
Segundo o gerente de marketing da Stihl no Brasil, Rafael Zanoni, a decisão de manter a retirada dos produtos na loja decorre, entre outros motivos, da natureza dos produtos. Segundo Zanoni, precisam de um "tutorial presencial" – a explicação dos funcionários treinados das lojas, que também dão orientação de segurança para a utilização correta das ferramentas motorizadas.
Os clientes devem reservar os produtos no site e efetuar o pagamento na loja. Levantamento do site Mobile Time, em parceria com a Opinion Box, apontou que 48% dos brasileiros preferem retirar a mercadoria comprada online em lojas físicas. Com base na experiência com os clientes gaúchos, a Stihl não descarta a possibilidade de expandir a plataforma para outros Estados.