A intenção da Havan de abrir lojas em Santa Cruz do Sul e Santa Maria enfrenta resistência dos comerciários, porque uma das exigências do dono da rede, Luciano Hang, é manter as unidades funcionando em sábados, domingos e feriados. O presidente da empresa publicou vídeo em rede social reclamando das dificuldades em negociar com os sindicatos de trabalhadores no comércio das duas cidades. Segundo Hang, o impasse estaria relacionado
a abertura das lojas nos feriados – o mesmo que ocorreu com a empresa em Passo Fundo, onde foi inaugurada a primeira loja da rede no Estado.
Em Santa Cruz do Sul, a Havan apresentou proposta por intermédio do sindicato patronal, dos lojistas, que negocia com o dos trabalhadores do comércio, conforme o gerente de RH da empresa, Aurelio Paduano.
– A proposta apresentada na última quinta-feira em Santa Cruz não foi bem recebida pelos comerciários. Estamos tentando de todas as formas possíveis facilitar a entrada
da loja na cidade – disse Paduano à coluna.
Em Santa Maria, a proposta deve ser entregue nas próximas semanas ao Sindicato dos Empregados no Comércio (SEC). Por lá, a empresa alugou uma área que pertence ao Lar das Vovozinhas, no bairro Duque de Caxias. À coluna, Luciano Hang afirmou ter antecipado R$ 800 mil em aluguéis, pelos próximos 24 meses, para ajudar a cobrir os déficits da entidade. O empresário voltou ao Estado ontem, visitando Porto Alegre e Rio Grande.
O presidente do SEC, Rogério Reis, afirma ter se surpreendido com o vídeo publicado criticando o sindicato, pois nenhuma proposta foi apresentada oficialmente. Conforme o sindicalista, a entidade está aberta para analisar as propostas para a convenção sindical prevista para abril.
– Sou a favor da geração de emprego e distribuição de renda na nossa cidade, mas temos de pensar também nas lojas menores – ponderou Reis.