Pela primeira vez feita no Estado, a Global Entrepreneurship Monitor (GEM), pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade com apoio do Sebrae, mostra que ter um negócio próprio é o quarto maior sonho dos gaúchos. Antes, vêm apenas casa própria, viajar pelo Brasil e ter um carro.
ostram que o maior estímulo para abrir um negócio é a oportunidade para 66,7% dos gaúchos. Outros 33,3% empreendem por necessidade. A pesquisa revela que, enquanto na média nacional os empreendedores correspondem a 36% da população de 18 a 64 anos, no Estado são só 26%. O RS tem 1,9 milhão de empreendedores nessa faixa etária que atuam principalmente em serviços orientados para o consumidor (varejo, serviços de alimentação, bebidas e beleza).
Um dado inquietante da pesquisa é o nível educacional dos empreendedores. A grande maioria (34,4%) não tem educação formal ou sequer completou o Ensino Fundamental. Apenas 8,8% tem Ensino Superior completo ou formação complementar à universidade. Até o gênero tem menos desequilíbrio: 56% homens, 44% mulheres.