Entre comerciantes, circula uma brincadeira: a franquia que mais cresce em Porto Alegre é a "aluga-se", porque é a que mais espalha seus cartazes pela cidade. Essa percepção ganhou dimensão em estudo elaborado pela Alphaplan Inteligência em Pesquisas: há cerca de 3,5 mil novas salas comerciais desocupadas na Capital – sem contar as que já tinham locação e foram liberadas.
Nas projeções da Alphaplan, este ano deve fechar com queda ao redor de 20% nos lançamentos desse tipo de imóvel, por motivos óbvios. Mesmo assim, devem ser apresentadas ao mercado mais 520 unidades nos próximos meses.
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Segundo o estudo, a média de ocupação de salas comerciais é de 35%, percentual que se mantém constante desde 2016, quando foi feita a primeira análise do segmento pela Alphaplan. Salas entregues entre 2013 e 2015 têm média de 59% de ocupação, enquanto as entregues há cerca de dois anos – os da grande recessão – ficam com ocupação média de 7%.
Marcelo Bettio, economista e sócio da Alphaplan Inteligência em Pesquisas, salas comerciais costumam ser compradas por investidores que, especialmente em períodos de crise, enfrentam mais diculdade para encontrar locatário.