Uma ideia que ficou no papel durante ano acaba de saltar para o mundo real. A unidade de Porto Alegre da consultoria de tecnologia ThoughtWorks acaba de inaugurar seu Lab Mão na Massa, muito mais do que um "ambiente Google". A ideia é ter espaço de criação, interação e colaboração. A nova área foi construída seguindo esse raciocínio: os próprios funcionários deram identidade ao local, reutilizando móveis que seriam descartados e com toques pessoais à decoração.
Desenvolvido pela empresa em parceria com o Hands On Experiences – projeto ligado à vertente social que ajudou a concretizar o projeto – o laboratório, no Tecnopuc, fica aberto aos colaboradores e, em horários específicos, à comunidade em geral. Lá, os criativos têm ferramentas e uma impressora 3D para fazer protótipos e testar suas obras.
Leia mais
Capital social, digital e inteligente
Empresa de Porto Alegre exporta software para os EUA
HT Micron vai explorar outro mercado com novos chips
Em uma semana, o Lab Mão na Massa já produziu seu primeiros – e quase literais – frutos: uma horta inteligente para evitar que as plantas morram por falta ou excesso de água. Desenvolvido pelos funcionários, o protótipo tem sensores que detectam quando a umidade da terra diminui e aciona o sistema de irrigação, liberando água na medida certa para cada tipo de planta. Para provar que pessoas sem conhecimento em programação ou eletrônica consigam replicar o projeto, foram utilizados equipamentos simples.
– As pessoas costumam colocar barreiras às suas ideias, como 'preciso me especializar', 'preciso fazer um curso de programação para desenvolver esse projeto', e esse espaço faz o contrário, descontrói as resistências, possibilita troca de experiências e colaboração – explica Desiree Santos, consultora da ThoughtWorks. – O pessoal se sente tão bem lá que tem gente que usa a sala até para meditar, ou troca o escritório pelo laboratório porque vê a ideia tomando forma, o que ajuda bastante no desenvolvimento de um produto.