A partir do anúncio oficial da nova fase da General Motors (GM) em Gravataí, outras empresas começam a se candidatar a fornecer partes e peças para o projeto. Algumas ainda não são conhecidas e outras sequer estão definidas. Uma subsidiária da gigante sul-coreana Dongwon da área de autopeças, que tem unidades espalhadas pelos Estados Unidos, já está em processo adiantado de consultas para instalação no Estado, com investimento estimado em R$ 70 milhões e previsão de geração de 200 empregos. Um dos componentes que essa divisão pode entregar aos produtos do GEM (Global Emerging Markets, como o plano é chamado na empresa) são trilhos de porta.
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Além da sul-coreana, outras companhias devem seguir esse fluxo. Empresas nacionais também poderão se habilitar. Há grande expectativa sobre fornecedoras de equipamento e serviços de tecnologia da informação. A conectividade deve merecer ainda muita atenção da GM, embora a empresa seja considerada uma das mais avançadas nessa área entre as grandes que operam no Brasil.
O projeto que nasce em Gravataí e se espalha pelo Mercosul, como detalhou à coluna o presidente da GM Mercosul, Carlos Zarlenga, é tão estratégico para a montadora que até candidatos a abastecer a linha de montagem ainda desconhecem detalhes, em especial do motor. O segredo é parte da tática de surpreender mais os concorrentes do que os clientes, mas acaba funcionando nas duas pontas.
No mercado, a GM é vista com admiração por ter acompanhado a evolução do consumidor brasileiro nestes 20 anos de atuação no Estado, que marca a passagem do basicão Celta para o antenado Onix. Entre as grandes instaladas no país, a montadora tem a maior lacuna em atualização da tecnologia de motorização, na avaliação de especialistas.
Depois de anos amargando posições menos avançadas no ranking nacional de vendas, a GM conquistou a liderança do mercado nacional com o Onix nascido em Gravataí. Agora, a empresa quer manter e ampliar a nova situação. Vai buscar em outros nichos, com "irmãos" da nova família, o mesmo destaque obtido na linha dos hatchs.