Fornecedora de soluções de autoatendimento, a porto-alegrense Schalter desenvolveu equipamentos completos para aeroportos que podem ser compartilhados entre passageiros de diferentes companhias aéreas. A gaúcha passa a ser uma das cinco fabricantes mundiais – única no Brasil – de terminais no padrão internacional Common Use Self-Service, estabelecido pela International Air Transport Association (Iata), que já são usados na Europa e nos Estados Unidos.
Leia mais
Z Café aposta em modelo de autoatendimento baseado na confiança
"É um cronograma desafiador, mas vamos fazer", diz executivo da Fraport sobre Salgado Filho
Fraport quer começar a investir no Salgado Filho "rapidinho"
O terminal da Schalter tem a ambição de fazer todo o serviço: tem leitor de passaporte, leitor de código de barras, impressora de passagem e impressora de bagagem. Nesses totens, os passageiros podem fazer check-in e, dependendo da plataforma encomendada pelo aeroporto, até pesar e etiquetar as malas. A estrutura pode variar de acordo com as necessidades e ser acrescida de balança e segundo monitor.
Conforme o analista de marketing da Schalter, Lucas Caetano, o compartilhamento dos terminais elimina a necessidade de investimentos individuais por parte das companhias. Como tem contrato de confidencialidade com aeroportos, a empresa ainda não pode informar quais estão em tratativas para implantar a tecnologia, mas entre os potenciais estão os de Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo, Salvador e Fortaleza. À coluna, a Schalter revelou que um dos aeroportos da capital paulista está na fase final de negociação. O investimento gira em torno de R$ 2,2 milhões.