Correção: na primeira versão do texto, até as 12h de 7 de abril, constava que a marca Lipton, no Brasil, pertencia à Pepsico. Na verdade, existe uma associação entre a Pepsico e a Unilever para distribuição da marca de chás no Brasil.
O que era um rumor insistente foi confirmado: a megagigante Unilever não vai mais assinar marcas de margarina, como Becel, nome mais conhecido no Brasil. No Exterior, o mesmo produto é chamado de Flora. A empresa de origem anglo-holandesa é dona de centenas de marcas de alimentos, cuidados pessoais e cuidados com a casa – de Axe a Dove, de Knorr a Hellmann's.
Até o início dos anos 2000, o conjunto era ainda maior, passava de 1,5 nomes em diferentes áreas, até que a companhia fez um enxugamento de portfólio e decidiu reduzir o alcance de sua assinatura a "apenas" 400 famílias de produtos.
Leia mais
Zaffari, Panvel, Melnick e Hospital Moinhos de Vento adotam Parcão
Redemac reforça projeto com parceiros para crescer 10%
Francesa Decathlon dobra a aposta no mercado de Porto Alegre
Afinal, por que tantos supermercados Nacional fecham?
A divisão de margarinas da Unilever será colocada à venda, confirmou na quarta-feira Paul Polman, CEO da empresa. A decisão foi tomada depois que os acionistas rejeitaram uma oferta de US$ 143 bilhões de compra feita por outra gigante, a Kraft Heinz. O segmento vem enfrentando baixo crescimento de vendas, mas ainda assim as marcas à venda têm avaliação entre R$ 20 bilhões e R$ 23 bilhões.
Caso não encontre comprador, essa unidade será separada dos demais segmentos mantidos sob o amplo guarda-chuva. Outra decisão da Unilever é fundir as áreas de alimentos e bebidas, para cortar custos entre R$ 12 bilhões e R$ 18 bilhões. Entre as marcas de bebidas da Unilever, está a Lipton, que no Brasil tem uma joint venture com a Pepsico.
A abrangência da assinatura da Unilever, assim como das concorrentes Kraft, Nestlé, Coca, Danone, Mar's, Kellog's, General Mill's e Mondelez, costuma ser motivo de espanto de consumidores, tanto que o quadro abaixo é muito compartilhado nas redes sociais.