Vai ter empresa nova de telefonia operando no Rio Grande do Sul. A Algar Telecom, empresa do grupo da família Garcia, com origem em Uberlândia (MG), passará a oferecer serviços de telefonia fixa, internet banda larga e data center, entre outros, a partir da inauguração das operações em Porto Alegre, na próxima quinta-feira. A Algar atua nessa área há mais de 60 anos. Em outubro de 2015, o grupo comprou a Optitel Redes e Comunicações, de Balneário Camboriu (SC), por R$ 56,65 milhões, e acrescentou 6,5 mil quilômetros de rede no Sul. Com essa infraestrutura, passará a disputar o mercado corporativo.
Leia mais
Polo de Triunfo no vértice de um negócio que parte de R$ 30 bilhões
O que há por trás das borbulhas bilionárias entre Femsa e Vonpar
Como não tem concessão, a empresa não pode oferecer seus serviços para pessoas físicas, mas como ''autorizatária'', está liberada para prestar atendimento a empresas. Conforme informações da empresa, o reforço de atuação no Sul é decorrente do "surgimento de uma oportunidade'', mas a Algar está usando na comunicação "atendimento próximo'' e ''jeito único de servir'' – sinal de que pode tentar ocupar um nicho de mercado que ficou desatendido com a fusão da GVT, que tinha essas características, com a Vivo.
O Grupo Algar foi fundado em 1930, em Uberlância, a partir de uma máquina beneficiadora de arroz. Atualmente, ainda atua no agronegócio mas tem forte inserção em áreas como telecomunicações, aviação civil e segurança. Além de todo o Brasil, atua também na Argentina e no Chile.