No comando da Tesla Motors, empresa que produz carros elétricos, Elon Musk nasceu em Pretória, na África do Sul, em 1972. Considerado por muitos uma espécie de novo Steve Jobs, é dono de uma fortuna estimada em US$ 12,5 bilhões, segundo a Revista Forbes. Nesta terça-feira, Musk avisou, pelo Twitter, que a Tesla anunciará um novo produto ao meio-dia na Califórnia, 16h no Brasil. Foi o bastante para as ações da Telsa subirem 2% em poucas horas.
Seu patrimônio foi pavimentado desde as suas primeiras sacadas empreendedoras. Em 1995, criou a Zip2, que desenvolveu serviços para veículos de comunicação e foi vendida por US$ 307 milhões. Mais tarde, Musk engordou a sua conta após com o trabalho à frente da PayPal, empresa digital de pagamentos. Em 2002, a companhia foi vendida para o eBay por US$ 1,5 bilhão. No mesmo ano, o empresário fundou a SpaceX, investindo US$ 100 milhões do próprio bolso, com o objetivo de explorar o espaço. Mas foi na direção da Telsa que Elon Musk se consagrou definitivamente.
Elon Musk e a Tesla
A Tesla Motors, cujo nome é uma homenagem ao sérvio Nikola Tesla, que estabeleceu as bases para sistemas de potência eléctrica em corrente alternada, é a empresa responsável por mudar de nível a fabricação de veículos elétricos. Foi fundada em 2003 pelos engenheiros Martin Eberhard e Marc Tarpenning em San Carlos, na Califórnia (EUA), e tem Elon Musk como CEO.
A empresa tem capital aberto e negocia ações na Nasdaq, a bolsa especializada em tecnologia de Nova York. Só neste ano a Tesla passou a figurar no ranking das 10 marcas automotivas mais valiosas do mundo, com valor estimado em US$ 4,436 milhões. A Tesla começou a fazer diferente ao lançar o esportivo Roadster, o primeiro carro totalmente elétrico. Depois veio o Model S, um sedã de luxo 100% elétrico. Uma das metas recentes de Musk era o lançamento de um elétrico "popular", com preço de até US$ 40 mil até 2017. Um dos fãs do carro é o ex-apresentador do Late Show David Letterman, que ajudou a impulsionar a ideia e a empresa.
Com necessidade de equipar os carros com baterias de lítio-íon, a Tesla passou a cuidar do projeto da maior fábrica de baterias do planeta, a Gigafactory, no meio do deserto, no Estado de Nevada. Em 1º de agosto, fez duas ofertas, que alcançaram US$ 2,8 bilhões, para comprar a SolarCity, uma usina solar. A fusão, conforme a Tesla, permitiria a seus clientes dominar o poder da energia solar e garantir energia limpa da geração – na SolarCity – ao consumo – nos carros elétricos da Tesla.