Os últimos dias foram de suspense: conseguiriam chegar a Abu Dhabi os 22 integrantes das redações do Grupo RBS para acompanhar os tão esperados jogos do Grêmio? Como o número de dias entre o fim da Libertadores e o início do Mundial de Clubes foi curtíssimo, a logística de montar equipe, comprar passagens, reservar hotéis, organizar equipamentos e conseguir os vistos – especialmente este último item – foi uma tarefa de gincana. Mas deu tudo certo: neste fim de semana todos já estarão nos Emirados Árabes.
A cada momento, as mensagens que nos chegavam pelo WhatsApp do clima nos aeroportos e voos eram tão ricas, que pedi para alguns colegas enviarem recados para vocês. Olha o que escreveu a Alice Bastos Neves:
– Mesmo estando ainda dentro do avião, não tendo nem chegado nos Emirados Árabes, tenho dificuldade de parar e te escrever, tamanha a euforia dos gremistas à nossa volta. Três fileiras de poltronas atrás de mim, o Duda Garbi imita o Santaninha para um grupo, às gargalhadas. Quase ao meu lado, o Zé Alberto dá uma aula de futebol ao interessado senhor que veste a camisa tricolor. O Felipe, um menino de cinco anos que já virou nosso mascote neste primeiro trecho de viagem, canta o hino do Grêmio e termina com um sonoro “vamos acabar com o planeta”. O senhor de origem oriental tira os fones de ouvido e tenta entender o que está acontecendo. Fotos, vídeos, uma empolgação absoluta. Diante desse cenário antes mesmo de chegarmos, já digo aos leitores de Zero Hora que serão dias de fortes emoções. E que será uma missão das mais prazerosas levar a eles o clima que estamos vivendo com esses torcedores, que viveremos com o grupo de jogadores, e ainda todas as muitas facetas do lugar encantador que nos espera. Que eles aproveitem e vivam essa viagem com a gente!
Tiago Cirqueira, o jornalista que coordena nossa equipe nesta cobertura, também mandou um recado para vocês, de dentro do avião, antes de aterrissar em Dubai:
– Será uma cobertura histórica. Marcará a vida de todo o nosso Estado. Por isso, estamos todos aqui: RBS TV, ZH, Gaúcha, Atlântida e GaúchaZH. Para contar a história do futebol gaúcho pelo mundo junto com você. Junte-se a nós com o #TricolorDoPlaneta.
O Diogo Olivier também mandou sua mensagem, contextualizando a importância deste momento:
– O Grêmio está perto de se igualar ao Santos de Pelé em Mundiais, caso conquiste o título. Só esta possibilidade nos dá a exata dimensão do que está em jogo aqui nos Emirados. E também da relevância desta cobertura, não só para a nossa gloriosa Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, mas em especial para o futebol brasileiro e sul-americano nos confrontos com os europeus.
E tudo isso em véspera de Copa. Quer mais?