Aqui na Redação de ZH, o lugar onde eu trabalho fica do ladinho da editoria de Esportes, que eu carinhosamente chamo de borracharia, pelo clima de bagunça, descontração, sem-cerimônia e barulho constante. É muito animado! Na semana que passou (e na próxima, tenho certeza), sons, movimentos e estresse da equipe subiram um degrau. São dias de muito trabalho: Grêmio a um passo do tri da Libertadores e sorteio da Copa do Mundo na Rússia. Zero Hora, Gaúcha e GaúchaZH acompanham tudo de pertinho.
Ao desembarcar na Argentina, na madrugada de terça-feira, o Grêmio será recepcionado pelo repórter Rodrigo Oliveira, instalado no país desde 17 de novembro.
– Rodrigo virou um especialista em Lanús – diz o editor de Esportes, Diego Araujo. – Não só sobre o time que jogará a decisão na quarta-feira, mas sobre a cidade que o abriga, sua torcida, seus heróis e suas glórias. Acompanhou treinos, ouviu jogadores, conversou com velhos torcedores para transmitir, ao vivo na rádio e em textos no jornal e no site, como um clube pequeno se preparou para enfrentar um gigante do continente como o Grêmio, um bicampeão da Libertadores e campeão do mundo.
Além de seguir passo a passo o deslocamento de Renato Portaluppi e sua turma pela cidade, Rodrigo, nos próximos dias, começa a acompanhar uma invasão tricolor a Buenos Aires e arredores. Cinco mil gremistas são esperados dentro do Estádio La Fortaleza, fora aquelas centenas que estarão no país mesmo sem ter obtido ingressos. Para a tarefa, o repórter receberá o reforço de uma minirredação, que embarca no início da semana para trazer aos gaúchos que ficarão torcendo a distância detalhes e bastidores da decisão e, quem sabe, narrar, comentar e registrar para a história o tão esperado tri da América. Estarão na capital argentina o narrador Pedro Ernesto Denardin, os repórteres Luís Henrique Benfica e Duda Garbi (com seu inseparável Santaninha), o fotógrafo Félix Zucco e o operador Geder Fernando Glitzenhirn.
Todos terão o suporte, em Porto Alegre, de cerca de 40 profissionais, focados em dar a melhor cobertura possível da finalíssima para leitores, ouvintes e usuários do site. O conteúdo gerado em Buenos Aires e em Lanús será colocado no ar na rádio e em GaúchaZH e editado para o jornal.
Quando tudo estiver encerrado e o Grêmio estiver sendo recepcionado em Porto Alegre, o coordenador de esportes da Rádio Gaúcha, Rafael Cechin, o repórter Leonardo Acosta e o operador Rhadam Miranda estarão cruzando o planeta em direção à Rússia. Missão: transmitir o sorteio da Copa do Mundo direto do Kremlin para todos os nossos veículos. Assim que forem conhecidos os adversários e as sedes dos confrontos na primeira fase, o trio seguirá o que mandar a tabela para conhecer os lugares em que o time de Tite vai passar em sua campanha rumo ao hexa.
***
Tradição de fim de ano, esta edição da Revista Donna traz um guia com 150 dicas de presentes de Natal. E cabe à Redação o desafio de criar sempre uma capa divertida e surpreendente. Desta vez, o cenário foi uma das cadeiras de Papai Noel que mais atraem olhares na Capital, a do Shopping Iguatemi, em Porto Alegre. Na manhã da última segunda-feira, enquanto o Bom Velhinho não chegava, a modelo Rafaela Pfeifer posou para as lentes de Jefferson Botega.