O que era esperado acabou se confirmando: Brasil e Argentina vão se enfrentar nas semifinais da Copa América. Depois da classificação brasileira diante do Paraguai nos pênaltis, na Arena do Grêmio, os argentinos despacharam a Venezuela por 2 a 0, no Maracanã. Um dos clássicos mais acirrados do mundo ganha novo capítulo em 2019.
São vários fatos importantes a serem trazidos sobre o confronto entre Brasil e Argentina. Pela primeira vez na história, as seleções se encontram na etapa de semifinal de uma Copa América. A última partida entre elas pela competição continental foi em 2007: 3 a 0 para o time verde-amarelo na final, frustrando a expectativa dos argentinos com relação à geração que reuniu nomes como Riquelme, Messi, Tévez, Verón, Zanetti e Mascherano.
No total, são 105 jogos no histórico entre as seleções. A leve vantagem é do Brasil, que venceu 41 vezes, contra 38 da Argentina. O jogador que mais balançou as redes no duelo foi Pelé, com oito gols marcados. Messi, cinco vezes eleito o melhor jogador do mundo, tem três gols contra a Seleção Brasileira: um em 2010 (amistoso no Catar) e dois em 2012 (amistoso nos Estados Unidos).
A semifinal da Copa América entre Brasil e Argentina será realizada no Mineirão, em Belo Horizonte. Recentemente, houve um confronto entre eles no estádio. Pelas Eliminatórias, em 2016, deu vitória brasileira por 3 a 0, com gols de Neymar, Philippe Coutinho e Paulinho.
Histórico de Brasil x Argentina:
- 105 jogos
- 41 vitórias do Brasil (163 gols)
- 38 vitórias da Argentina (160 gols)
- 26 empates