Está definido: o Paraguai será o adversário do Brasil nas quartas de final da Copa América. O jogo, que ocorre na Arena do Grêmio na próxima quinta-feira (27), será mais um no grande histórico de confrontos entre as seleções.
Brasil e Paraguai já se enfrentaram 79 vezes na história. A primeira foi em 1921, justamente pela Copa América. A Seleção Brasileira venceu por 3 a 0. No entanto, o histórico recente entre os países na competição sul-americana é dolorosa para os brasileiros. Tanto em 2011, na Argentina, quanto em 2015, no Chile, os paraguaios eliminaram o Brasil nos pênaltis.
Outra curiosidade importante do retrospecto entre brasileiros e paraguaios diz respeito a Porto Alegre. A capital gaúcha vai receber um jogo entre as seleções pela quinta vez na história. A vantagem é absolutamente do Brasil, que venceu todos os duelos: 3 a 2 no Beira-Rio (1972), 1 a 0 no Olímpico (1987), 2 a 0 também no Olímpico (2001) e 4 a 1 mais uma vez no Beira-Rio (2005).
Um destes jogos entre Brasil e Paraguai em Porto Alegre teve um momento lembrado até hoje. A Seleção Brasileira, de Luiz Felipe Scolari, precisava vencer o jogo para encaminhar sua vaga para a Copa do Mundo de 2002, a qual se sagraria campeã posteriormente. Felipão pediu para a partida ser na capital gaúcha. Depois da vitória por 2 a 0, com gols de Rivaldo e Marcelinho Paraíba, Chilavert se desentendeu com Roberto Carlos e, inclusive, cuspiu no rosto do brasileiro. O goleiro paraguaio foi punido pela Fifa com quatro jogos de suspensão.
Histórico de Brasil x Paraguai:
- 79 jogos
- 47 vitórias do Brasil (173 gols)
- 11 vitórias do Paraguai (66 gols)
- 20 empates