O pronunciamento do presidente do Inter, Marcelo Medeiros, no fim da tarde desta sexta-feira (15) causou surpresa para todos. Com a punição imposta a Nico López pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD-RS), o mandatário colorado comunicou que o time que entrará em campo no Gre-Nal 418 não será o mesmo que venceu o Alianza Lima — o que dá indícios de que Odair Hellmann escalará reservas.
Não é a primeira vez que um dos clubes preserva seus titulares para um clássico Gre-Nal. No caso do Inter, a última vez que isso ocorreu foi há sete anos. Pelo Gauchão de 2012, os colorados dividiam as atenções por conta da Libertadores e, por isso, o então treinador Dorival Júnior foi com reservas para o jogo no Olímpico. O placar final foi de 2 a 2.
Na ocasião, o Inter recém havia se classificado para a fase de grupos da Libertadores após empatar com o Once Caldas, na Colômbia, em 2 a 2. Três dias depois, foi disputado o Gre-Nal. Quatro dias depois do jogo contra o Grêmio, o time colorado fazia sua estreia na chave da Libertadores diante do Juan Aurich, do Peru.
Em 2015, no primeiro Gre-Nal do ano, o Inter poupou alguns titulares, mas entrou em campo com nomes como Alisson, Juan, Alex, Valdívia e Nilmar. Por isso, a última preservação total ocorreu em 2012.
Ficha técnica do jogo
Data: 5/2/2012.
Local: Olímpico.
Gols: Marcelo Moreno e Marquinhos (G); Dátolo e Bolívar (I).
GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes (Gabriel), Naldo, Douglas Grolli e Júlio César (Bruno Collaço); Fernando, Marquinhos (Gilberto Silva), Marco Antonio e Leandro; Kleber e Marcelo Moreno. Técnico: Caio Júnior.
INTER: Muriel; Elton, Bolívar, Jackson e Fabrício; Sandro Silva, Josimar, João Paulo (Mike), Dátolo (Fransérgio) e Gilberto (Fred); Jô. Técnico: Dorival Júnior.