O Campeonato Gaúcho chegou apenas à sua terceira rodada nesta semana. É importante lembrar que a competição é bastante curta; são 11 no total, sendo que os dois últimos clubes serão rebaixados, enquanto os oito primeiros avançarão à etapa de quartas de final. Apesar da incipiência, já é possível refletir sobre as projeções matemáticas para quem quer se classificar e quem quer evitar o descenso.
A projeção baseada pelo desempenhos das equipes necessita de uma amostra maior para ser mais precisa. Como foram realizadas somente três rodadas, a conta para fugir do rebaixamento, por exemplo, está demonstrando um número necessário muito abaixo em comparação aos anos anteriores: sete pontos apenas. Para passar de fase, a projeção atual aponta 14 pontos.
A última rodada do campeonato está prevista para o dia 7 de março (um domingo). Porém, o último jogo da fase classificatória será o clássico Gre-Nal do Beira-Rio. Inter e Grêmio se enfrentarão no dia 11 de março, em jogo válido ainda pela sexta rodada.
No Gauchão de 2017, o São José foi o último time a garantir vaga para as quartas de final, somando 13 pontos. O São Paulo-RG, com 12, acabou ficando de fora. Com relação ao rebaixamento, Passo Fundo e Ypiranga caíram com nove pontos. O Brasil de Pelotas escapou com dez.