Prepare o controle remoto. O Brasileirão 2025 estará espalhado em sua TV e exigirá uma mudança de hábito com a pulverização dos jogos por canais e plataformas variadas. Recomendo montar uma tabela paralela de TV para não se perder.
Neste momento, o cardápio tem TV Globo, Sportv e Premiere, com os clubes da Libra, e Record, YouTube (Cazé TV) e Amazon Prime, com os jogos dos clubes da LFU.
Vale o canal do clube mandante. É nos jogos da LFU que o leque ainda aumentará. O bloco terá seis jogos por rodada, mantidos 12 de seus clubes na Séire A, e negociou apenas dois até o momento: um com a Record e o YouTube, que transmitirão o mesmo, e outro com a Amazon Prime, plataforma de streaming que atualmente passa alguns jogos da Copa do Brasil.
O plano é que esse jogo em TV aberta e no YouTube seja o da abertura da rodada, às 19h15min na quarta-feira, e às 16h no sábado.
A LFU negocia em várias frentes os outros quatro jogos. Nada é descartado, até porque não há bloqueios de plataforma e canais por já ter concorrentes no cardápio. Isso significa que, se a Globo quiser, ela pode comprar um pacote de jogos, mesmo com o acerto da Record. O que é pouco provável, segundo uma fonte consultada pela coluna. A tendência é de que, em caso de venda de pacotes de jogos com a emissora, seria para colocar na grade do SporTV.
Warner (TNT e HBO Max), Disney (ESPN), Google, Netflix e Mercado Livre seriam os outros players em conversas com o bloco em que está o Inter.
A Libra foi o primeiro bloco a fechar seu pacote de jogos. Em março, comprou os direitos dos clubes do bloco para o ciclo 2025—2029, entre eles o Grêmio. Assim, quando os jogos forem na Arena, serão transmitidos na Globo, no Sportv ou no Premiere. Valerá o mesmo para quando forem mandantes Flamengo, Atlético-MG, Bahia, Palmeiras, Bragantino, São Paulo e Vitória. Caso confirme o acesso, o Santos também estará na grade do Grupo Globo.
Aliás, esse será um ponto a ser observado na reta final do Brasileirão, na luta contra o Z-4. Nesse contexto de dois blocos, ter um time a mais na Série A impacta na quantidade de jogos a serem transmitidos e até em valores estabelecidos em contrato.