Arrastada pela força das águas do Rio das Antas, a ponte de ferro entre Farroupilha e Nova Roma do Sul faz parte da história da serra gaúcha. Ela foi construída no governo de Getúlio Vargas, presidente do Rio Grande do Sul de 1928 a 1930. A estrada Júlio de Castilhos (atual ERS-448) era importante ligação da região de Caxias do Sul com Vacaria e, consequentemente, com outros estados.
Emancipada em 1987, Nova Roma do Sul pertencia a Antônio Prado. Antes da ponte, a travessia para o lado de Farroupilha era feita em balsa no Passo dos Navegantes. No livro No Coração da Colônia, João Panozzo conta que as tropas de gado atravessavam a nado, acompanhadas de tropeiros em caiaques.
A comunidade da região se mobilizou para a construção sobre o Rio das Antas. O engenheiro responsável foi Heitor Mazzini, morador de Garibaldi. As obras começaram em novembro de 1928. Pelo relato do ferreiro Eliseu Menin, foram cerca de 200 operários, todos de origem italiana. Em pedreiras dos dois lados, retiraram as pedras para as cabeceiras e o pilar de 22 metros de altura no meio do rio. As barras de ferro saíram da oficina da Viação Férrea do Rio Grande do Sul, em Garibaldi.
Segundo relatos, uma enchente durante as obras destruiu o pilar no meio do rio. A inauguração estava prevista para 12 de dezembro de 1930. Devido ao início da Revolução de 1930, que levou Getúlio Vargas à presidência da República, a abertura precisou ser antecipada. Aliás, de forma atípica. Em 3 de outubro de 1930, 21 caminhões, sob liderança de Benjamim Vargas, passaram pelo local rumo a São Paulo e Rio de Janeiro. No livro Antônio Prado e sua História, Fidélis Dalcin Barbosa relata que o grupo retirou as correntes que impediam a passagem. Com tiros de fuzil numa placa, inauguraram a ponte.
A obra foi importante para o desenvolvimento econômico da região. Dividida em duas partes de 60 metros, completava o vão de 120 metros. Nem a altura de 22 metros impediu a ponte de ser atingida em outras enchentes, mas não resistiu à força da água ontem (4). Ela era o principal acesso de Nova Roma do Sul, que buscará a construção de uma nova. O pilar no meio do rio ficou intacto.