Na linha de auxílios prometidos pelo governo federal aos municípios gaúchos atingidos pelas enchentes, o BNDES aprovou uma linha de crédito especial para cooperativas agropecuárias. Fará parte do programa BNDES Crédito Rural. A intenção é beneficiar localidades castigadas por intempéries climáticas. A previsão é de que o benefício, reivindicado pela bancada gaúcha, esteja disponível a partir do dia 17 de outubro.
A linha especial vinha sendo desenhada pelo BNDES desde o envio de pedido do Ministério da Agricultura. Com uma demanda estimada de até R$ 1 bilhão para a Safra 2023/2024, a solução busca ampliar as opções de crédito para o setor e se soma aos recursos disponibilizados via Plano Safra. Serão beneficiados cooperados afetados durante a atual safra, assim como nas duas safras anteriores.
O programa BNDES Crédito Rural foi criado em 2020 como uma espécie de complemento aos programas agropecuários do governo federal. Até junho deste ano, o plano já aprovou mais R$ 15 bilhões em operações.
Condições
A linha Crédito Cooperativas terá opções de custo basedas em taxas pré e pós fixadas, além da possibilidade de indexação da dívida em variação cambial, especialmente pelas cooperativas que possuem receita em dólar ou atreladas à moeda norte-americana. Para operações protocoladas até 31 de março de 2024, o BNDES informa que serão oferecidas também condições diferenciadas, como prazo de pagamento de até 5 anos e carência de até 1 ano, em áreas com situação de emergência ou calamidade.
Após esse período, a linha irá operar com prazo de pagamento de até 2 anos e carência de até 6 meses.