O Instituto Datafolha negou neste sábado (28) ter realizado pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de Porto Alegre na eleição deste ano, disputada por Sebastião Melo (MDB) e Manuela D'Ávila (PCdoB).
— Datatafolha não fez Porto Alegre este ano. Nem no primeiro, nem no segundo turno – assegurou Alessandro Janoni, diretor de pesquisas do Datafolha.
A declaração ocorre em meio a informações publicadas pelo site da Band, dentro do portal UOL, sobre uma pesquisa Datafolha em que Melo estaria liderando a corrida à prefeitura, com 54% de intenção de votos. A candidatura de Sebastião Melo divulgou o suposto resultado em suas redes sociais.
Segundo o diretor do Datafolha, contudo, a pesquisa não existiu. Após contestação do próprio Datafolha, a Band publicou uma correção da matéria, destacando que "não houve pesquisa de intenção de voto para o segundo turno de Porto Alegre (RS) do instituto Datafolha publicada neste sábado".
O portal UOL informou que "o site www.band.uol.com.br é um site parceiro, apenas hospedado no UOL, e que a pesquisa falsa não foi divulgada no UOL".
A coordenação da campanha de Melo informou que não sabia que a pesquisa era falsa.