O deputado federal Bibo Nunes (PSL-RS) contou em entrevista à Rádio Gaúcha nesta quinta-feira (20) que apresentou sugestão para que os parlamentares doassem seus salários durante a pandemia de coronavírus. A intenção era abrir mão de salários polpudos, comparados à maioria dos trabalhadores brasileiros, que enfrentam dificuldades por conta da crise. Atualmente, cada deputado federal recebe um salário bruto de R$ 33.763,00
A coluna, então, questionou o parlamentar se ele estava doando parte de seus vencimentos já que havia defendido o ato como um "gesto altruísta". Bibo Nunes respondeu:
- Não. Eu propus e ninguém veio comigo. Não vou bancar o bobo e fazer sozinho. Se o deputado, um deputado doar comigo eu doo. Mas não vou bancar o bobo e fazer sozinho, vai me tirar pra bobo- confessou.
Ele sugeriu então que o deputado Henrique Fonta (PT-RS), presente no debate, também doasse.
O tema surgiu a partir da defesa de Bibo Nunes ao veto presidencial que impede reajuste a servidores até 2021, derrubado pelo Senado nesta quarta-feira.
Ao falar sobre o que chamou de "privilégios" do setor público, Bibo afirmou que votará para reverter a decisão dos senadores, seguindo a orientação do presidente Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes. Segundo ele, todos precisam fazer a sua parte diante do momento difícil pelo qual passa o país.