Os desafios da segurança, da política institucional e o papel da militância no apoio das reformas necessárias para o país fazem parte das discussões do primeiro Congresso Estadual do MBL Rio Grande do Sul marcado para este sábado (8), em Canoas, na Região Metropolitana. Participarão estrelas nacionais do movimento, como o deputado federal Kim Kataguiri, eleito pelo Democratas em São Paulo, e o deputado estadual por São Paulo Artur do Val, conhecido como Mamãe Falei. O encontro começará às 9h, no Canoas Parque Hotel.
Além de líderes nacionais, políticos gaúchos também confirmaram presença e estarão entre os palestrantes. O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan (PSDB), por exemplo, estará ao lado dos deputados federais Jerônimo Goergen (PP) e Marcel Van Hattem (Novo), falando sobre como as militâncias devem auxiliar na pressão pela aprovação de reformas que o movimento considera essenciais para o desenvolvimento do país. Já o secretário Ramiro Rosário, titular da Secretaria de Serviços Urbanos de Porto Alegre, falará sobre os desafios da política institucional.
Esta é a primeira vez que ocorrerá um Congresso Estadual da ala gaúcha do movimento. "Nos últimos anos alcançamos importantes conquistas em nosso país é chegada a hora de batalharmos não só por nosso país mas também pela terra gaúcha. (...) Faça parte da mudança que você tanto deseja, juntos poderemos alcançar um Rio Grande do Sul e um Brasil cada vez mais livres", diz o texto de apresentação do evento.
— O congresso do MBL RS faz parte do projeto "MBL na Estrada" que está realizando diversos congressos nos Estados do Brasil inteiro. Queremos trazer as discussões nacionais e tratar de questões regionais, como as reformas estruturantes e o papel da direita nesse processo. Será o momento para ampliarmos as discussões no Estado e para o público o contato com o próprio movimento — afirmou o coordenador estadual do MBL, Matheus Lima.