Com o canil municipal cheio, as adoções em queda e um problema crônico de abandono de animais na cidade, a prefeitura de Pelotas, no sul do Estado, vai dar início, na próxima semana, a uma mobilização especial. Com fotos de simpáticos mascotes em busca de novos lares, a campanha "Todo caramelo é doce" pretende estimular, de forma lúdica e criativa, o cuidado com os bichos e a adoção responsável.
O slogan escolhido é uma referência a duas paixões: o vira-lata "raiz" (apelidado de "caramelo", pela cor marrom) e as guloseimas típicas da Capital Nacional do Doce.
O material produzido - que em breve estará nas redes sociais e também nas paradas e traseiras de ônibus da região - terá imagens de pets à espera de novos tutores, com seus nomes e o telefone de contato (veja acima). Latifa, Zefa, Vitório e Toddy foram os primeiros "modelos", mas a intenção é ampliar o catálogo e fazer um book completo.
A prefeitura também está montando um calendário anual de ações, que incluirá a participação dos doguinhos nos jogos da dupla Bra-Pel, em desfiles de moda no Largo do Mercado e em "campanhas de AUgasalho".
A intenção, além disso, é buscar parcerias na iniciativa privada (inclusive com petshops) para ampliar as ações de bem-estar animal, oferecendo banhos, tosas e roupas para os peludos recolhidos pela prefeitura.
Hoje, o canil está superlotado. O espaço passa por obras de ampliação para dar conta da demanda, mas os casos de maus tratos e de cães abandonados vêm aumentando em proporção inversa ao interesse pelas adoções. Em 2019, 99 cachorros conseguiram novos tutores, mas, de lá para cá, os números caíram: em 2022, foram concretizados apenas 32 processos do tipo.
— Com a campanha, queremos despertar esse cuidado nas pessoas. Estamos muito esperançosos — diz Eduardo Schaefer, secretário municipal de Qualidade Ambiental, responsável pela área de bem-estar animal e pela gestão do Canil e Gatil Municipal.
Para ajudar
- Localizado no quilômetro 71 da BR-392, no bairro Fragata, o canil de Pelotas fica aberto ao público (para visitas e adoções) de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30min e das 13h30min às 16h30min, exceto aos feriados.
- Telefone: (53) 3271-0006
- E-mail: canilgatilpelotas@gmail.com