Um reencontro especial emocionou funcionários e pacientes do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre. Internado devido a uma cirurgia, Márcio Costa de Barcellos, 38 anos, recebeu a visita da mascote Princesa - uma charmosa vira-lata de 10 anos - enquanto se recuperava do procedimento no Centro de Tratamento Intensivo (CTI).
A tão esperada reunião - ocorrida no início do mês, mas divulgada pelo hospital nesta semana, quando Barcellos deixou o CTI - só foi possível graças ao apoio da equipe de saúde e da família do enfermo.
— O Márcio é nosso paciente há anos (ele faz hemodiálise no local) e sabemos que sempre teve uma ligação muito forte com a cachorrinha. Queria muito vê-la. Então, com a ajuda da mãe dele, decidimos proporcionar esse reencontro, porque sabemos que isso faz a diferença na recuperação — conta a psicóloga do hospital, Luiza de Oliveira Padilha.
Para poder acessar o local, Princesa teve de tomar banho nas 24 horas anteriores à visita, apresentar a carteirinha de vacinação em dia e atestado de boas condições de saúde. Perfumada e vestida de rosa, ela desfilou pelos corredores e correu para o colo do tutor para matar a saudade.
— Ela é como uma filha para mim. Eu estava internado havia alguns dias, e a saudade já estava apertando, mas não imaginava que poderia vê-la na CTI. O pessoal do hospital foi muito humano. Foi emocionante — relata Barcellos, que está contando os dias para poder voltar para casa e ver Princesa outra vez.
A vira-lata também está passando por cuidados. Ela foi diagnosticada com câncer de mama.
— Quero me recuperar logo para poder cuidar dela — diz o paciente.