Oito obras em andamento em rodovias federais do Rio Grande do Sul estão perdendo recursos. O montante chega a R$ 106,29 milhões.
A interminável duplicação da BR-290, que o presidente Lula prometeu entregar até o fim de 2026, é a obra que mais irá ser impactada. A obra terá R$ 41,99 milhões a menos.
O corte representa 1/3 do orçamento previsto para 2024 - que era de R$ 125 milhões. A realocação de verbas foi definida pelo Ministério de Planejamento e Orçamento.
A duplicação da BR-116, entre Pelotas e Guaíba, é a segunda construção mais afetada. Ela perderá R$ 39,42 milhões. Mesmo com o corte, a duplicação ainda terá R$ 162 milhões para uso neste ano. Com 162 quilômetros prontos, a obra está com 77% do traçado com pista duplicada e a promessa é concluir os trabalhos no fim de 2025.
Além delas, a pavimentação da BR-285, nos Campos de Cima da Serra, e duplicação em Ijuí; a construção da nova ponte do Guaíba, novas pontes para ligar o Estado com Argentina e Uruguai, e reforma de travessia em Uruguaiana são as demais obras impactadas.
Do total de recursos retirados dessas construções, R$ 74 milhões estão sendo redistribuídos para os três estados do Sul. O valor será usado na recuperação e restauração das rodovias de competência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Ou seja, em vez dos recursos serem usados em investimento de novas obras, a verba está sendo remanejada para conservação da atual estrutura. O saldo restante irá para outras demandas do governo federal.
Mais vistosa
A obra mais vistosa do governo federal no Rio Grande do Sul no momento, as melhorias pelas quais a BR-116 está passando entre Novo Hamburgo e Porto Alegre, não foi afetada com a retirada de verba. Em julho, a construção ganhou reforço de R$ 80 milhões. Na ocasião, o dinheiro foi retirado das obras de recuperação e restauração das rodovias federais.