Em breve, os frequentadores da orla do Guaíba vão ganhar uma nova opção de estacionamento. Uma área de 1.125,97 m², localizada ao lado da Praça Júlio Mesquita, deverá ser transformada em local para guardar veículos.
O terreno está cercado há anos. No passado, ele chegou a receber uma quadra esportiva. A projeção da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap) é que essa área possa receber até 40 veículos.
- Ali, há muito tempo atrás, havia uma quadra de futebol de salão ou de basquete. Ainda tem uma parte deste piso lá. Mas (este espaço) está desativado há bastante tempo, está fechado. Para preparar para o leilão, nós limpamos e fizemos uma roçada - informa o secretário André Barbosa.
A região é disputada, principalmente, aos finais de semana. A atuação de flanelinhas também é uma situação que os frequentadores precisam conviver.
Um leilão estava agendado para ocorrer em 2 de abril. Porém, a disputa foi suspensa para que os valores fossem revistos. Na primeira versão, venceria a disputa quem ofertasse o maior valor a partir de R$ 22,1 mil. Além disso, o vencedor precisaria repassar R$ 11 mil por mês à prefeitura.
O contrato terá validade de um ano, podendo ser renovado por mais quatro. O objetivo com a permissão de uso deste espaço é evitar a ociosidade do terreno até que a prefeitura dê uma outra destinação para este espaço público.
No futuro, a área, que envolve também a região do aeromóvel do Gasômetro e a Praça Júlio Mesquita, deverá ser repassada para a iniciativa privada.
Há dois anos, um grupo de empresas, liderado pela Aerom Sistemas de Transporte, está desenvolvendo um estudo de viabilidade sobre a área, que envolve o uso do aeromóvel como meio de deslocamento, a instalação de cafés entre outras atrações.