Jocimar Farina

Jocimar Farina

Jornalista formado pela Unisinos e pós-graduado em Especialização em Ciências Penais pela PUCRS. Apresentador e repórter da Rádio Gaúcha, além de comentarista da RBS TV, acompanha o andamento, ou não, dos principais projetos e obras de mobilidade do Rio Grande do Sul.

Mais tempo
Notícia

Troca de asfalto em paradas de ônibus da Avenida Juca Batista tem novo prazo

Obras foram iniciadas em abril e serão finalizadas no segundo semestre

Jocimar Farina

Enviar email

A Avenida Juca Batista vai precisar ficar mais tempo em obras. A via da zona sul de Porto Alegre está passando por intervenções no asfalto onde estão localizadas 19 paradas de ônibus.

As placas de concreto destes pontos, entre a Estrada da Serraria e a Avenida Edgar Pires de Castro, estão sendo substituídas. O serviço tem causado estreitamento de pista, gerando congestionamento. 

A obra começou em abril e deveria ser finalizada em julho. Porém, o prazo precisará ser alterado. A troca do asfalto será ampliada em mais dois meses. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb), a chuva e os eventos climáticos de junho e julho atrapalharam o cronograma de forma considerável. Diferentemente do asfalto, o concreto é um material que necessita de, pelo menos, 30 dias para curar (secar) após a instalação da placa. 

A avenida tem 34 paradas de ônibus. Destas, 13 foram construídas do zero há dois anos. Outras duas passaram por reparos. Segundo a Smsurb, o concreto dos 19 pontos que atualmente recebem obras foi aplicado no início dos anos 2000. Como o prazo de validade é de 20 anos, as placas precisam ser refeitas. 

Moradores reclamam, porém, que paradas que receberam obras em 2021 estão novamente sendo recuperadas agora. A secretaria garante que não. As obras estão ocorrendo exatamente nos pontos que não tem intervenção há duas décadas.

Dos 19 pontos em obras, nove estão no sentido centro/bairro. Sete já estão prontos e três já foram liberados ao tráfego. 

Outros dez estão do lado oposto. Somente um está pronto, mas ainda sem liberação para circulação de veículos. 

Estão sendo investidos R$ 7,89 milhões neste trecho de 4,6 quilômetros. Além da troca do pavimento de concreto ocorre também a execução de rampas de acessibilidade, implantação de bocas de lobo e limpeza da rede atual.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Perimetral

04:00 - 05:00