Os usuários do transporte público de Porto Alegre vão ganhar mais seis paradas de ônibus que captam a luz solar e que fornecem energia para carregar celulares e notebooks.
Um termo de cooperação foi assinado entre a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a ONG TodaVida.
O convênio tem validade de 12 meses e não prevê gastos para a prefeitura. A parceria prevê que as paradas possam gerar 500W em energia para o município de Porto Alegre, que irá ajudar a abater a conta de energia mensal da EPTC.
As paradas transformarão a luz solar em energia limpa e renovável. Também permitirão a recarga de baterias de celulares e notebooks de quem estiver aguardando ônibus e proporcionará iluminação local em LED. A empresa patrocinadora receberá a divulgação de propaganda institucional nos vidros de fechamento da parada.
Procurada há duas semanas, a EPTC ainda não soube confirmar onde as placas serão instaladas nem a data de início da parceria. Mas, segundo a assessoria da empresa pública, o entorno do shopping BarraShoppingSul é que deverá receber a tecnologia.
A primeira parada de ônibus sustentável de Porto Alegre foi instalada há três anos e nove meses no Parque Moinhos de Vento. A estrutura foi paga pelo Shopping Total.